Paraty

Conheça a Cidade de Paraty

História

Nos primeiros séculos de sua história, Paraty foi reconhecida como um importante porto de escoamento de ouro e café. Porém, com a criação de rotas alternativas, a cidade se tornou isolada, vivendo quase um século de estagnação. Apenas na década de 1970, com a construção da rodovia Rio-Santos, voltou a se integrar à região.

Se por um lado o isolamento geográfico e a estagnação econômica limitaram seu crescimento, por outro garantiram a preservação de seus patrimônios naturais e culturais. Desde o início do século XX, o município vive um período de intenso desenvolvimento turístico, econômico e cultural.

Pontos de Interesse

A região oferece atrativos para todos os gostos, desde passeios vagarosos pelo Centro Histórico de Paraty, com suas igrejas e praças bucólicas, ruas com calçamento “pé de moleque” (muitas com o trânsito de automóveis impedido), e os alambiques usados na fabricação de cachaça; até opções de ecoturismo - o encontro do verde exuberante da Mata Atlântica com o azul cristalino do mar cria santuários únicos e encantadores.

Conheça ainda a Fazenda Bananal - a apenas 10min de carro da Pousada Literária, uma fazenda da época colonial totalmente restaurada e re-direcionada como projeto de educação ambiental. Inclui atividades educacionais e restaurante agro-ecológico.